domingo, 17 de novembro de 2013

Por quê?!

Sou profissional de RH e mais de uma vez por dia me pergunto: "Por quê?!"
Quando penso que aceitei de livre e espontânea vontade trabalhar com pessoas, suspeito que devo ser louca. Quando lembro que estudei por dois anos, fiz diversos trabalhos, comprei livros sobre o assunto, tenho certeza: não sou normal. E naqueles momentos em que descubro que amo o que faço, não tenho dúvida: "sou um perigo público."
Devido a ética profissional não posso, não devo e não vou relatar nenhum fato real, mas isso não me impede de criar ficções baseadas em experiências e pensamentos reais.
Não posso afirmar que formulava esse texto em minha mente enquanto aguardava um candidato para uma entrevista e observando a cadeira vazia imaginava: "Por quê?!"
Sério! Por que as pessoas faltam a entrevista? Seja sincero quando a secretária ou as vezes a própria entrevistadora liga para agendar a entrevista e diga: "Não tenho interesse". Mas não, as pessoas criam uma expectativa e não aparecem... É crueldade....
Listei as possíveis e imagináveis respostas que soam melhor que a cadeira vazia:
Já estou trabalhando. Um clássico e vale até mesmo quando você não está,  só não quer fazer a entrevista porque deseja continuar gozando do Seguro Desemprego ou porque simplesmente não quer trabalhar...
Meu telefone está ruim, não estou te ouvindo. Esta é cínica e cruel, pois dependendo da necessidade, o entrevistador continuará tentando entrar em contato.
"Pra que é a vaga? Qual o salário? Mas a entrevista não pode ser mais perto da minha casa?" Essa é boa, usando as três perguntas nessa sequencia você ai perceber que a ligação começará a ficar ruim e vai cair...
Não tenho interesse. Obrigada! Sincera, digna e sem graça para o objetivo do texto.
5° Alô aqui é da empresa X gostaria de falar com fulano a respeito de uma entrevista.... Tu, Tu, Tu....

Pior que não comparecer a entrevista, é comparecer e fazer "pouco caso". Demonstre o mínimo interesse, mesmo que após a apresentação da vaga tenha ficado claro que não é o que você quer. Ao final agradeça, diga que sua pretenção é maior.
Acredite, o mesmo acontece com o entrevistador, mesmo sabendo depois dos primeiros 5 minutos que você não é possui o perfil da vaga, ele disfarça e finge interesse ao fazer 2 ou 3 perguntas automáticas.

O vencedor do momento "Por quê?!"é o sujeito que vai a entrevista e está super interessado, diz que precisa muito do emprego, aceita todas as condições, faz o teste e está feliz... Quando você liga para dizer que foi contratado, ele desaparece, retomando contato um mês depois para perguntar: "Tem uma vaga pra mim?"
Eis o que pensa em responder o profissional de RH:
1° Sim, a minha.... e se atira pela janela
2° É alguma pegadinha?
3° Até tem, mas já risquei e rasguei o seu currículo, não sem antes anotar seu nome para nunca mais te ligar.
4° Tem, você pode começar agora mesmo, só que não...
5° Tem, mas eu não vou dar.

E enfi o que responde o bom profissional:
- No momento não temos nenhuma vaga em aberto, mas você pode encaminhar seu currículo e entraremos em contato assim que abrir um processo seletivo.
Você pode imaginar um sorriso maligno no intimo do entrevistador imaginando que não irá te ligar e mesmo assim alimentou sua esperança, está é a maior vingança que ele pode fazer...

RH Criative
Humanizando processos e desenvolvendo talentos.
 Ou pelo menos tentando...